fake news

Câmara lança ferramenta para checagem de notícias falsas

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;"> data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Marcelo Camargo (Agência Brasil)

A Câmara dos Deputados lançou nesta quarta-feira uma ferramenta para checagem de notícias falsas. O projeto, batizado de Comprove, vai receber demandas de cidadãos e parlamentares, apurar e apresentar uma versão sobre fatos relacionados à Casa e seus integrantes. O recurso foi apresentado no seminário Fake News, Redes Sociais e Democracia, realizado em parceria com os institutos E se fosse você? e Palavra Aberta.

Deputado de Santiago é agredido por assessor

Por meio de um número de WhatsApp, cidadãos poderão encaminhar dúvidas ou conteúdos para verificar a veracidade das informações. A equipe que abastece a ferramenta ficará encarregada de conferir a autenticidade e responder a demanda, classificando o material como fato, falso ou impreciso.

A iniciativa define fake news como informações com características noticiosas que não correspondem à realidade, amplamente compartilhadas por meios de comunicação com o objetivo de atrair a atenção das pessoas, na medida em que provocam reações inflamadas e irrefletidas - em geral, contra uma pessoa, uma instituição, um fato ou uma ideia.

Vice-governador reconhece o trabalho dos policiais, apesar dos salários atrasados

Para a ferramenta, foi criada uma página própria dentro do portal da Câmara dos Deputados. Nela, serão disponibilizadas as checagens, que poderão ser replicadas por quem desejar. O serviço também apresenta dicas e orientações sobre como evitar, não acreditar ou reproduzir esse tipo de conteúdo.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Comitiva santa-mariense vai a Brasília em busca de recursos

Próximo

Deputado de Santiago é agredido por assessor

Política